www.googletagmanager.com FUNCULTURAL - Fundação Cultural de Porto Velho Ir para conteúdo

FESTEJO
Quadrilhas juninas da capital falam da rotina de ensaios e enredos para o Arraial Municipal de Porto Velho

17/Mai/2023 - 13:11

Grupos juninos prometem levar inovação e agito ao Mercado Cultural

Considerado o pontapé inicial nas festividades juninas de Porto Velho, o Arraial Municipal promete levar muita alegria e emoção a quem for prestigiar a programação no Mercado Cultural, que acontece no próximo fim de semana. O ponto alto do evento será a apresentação de 18 grupos juninos, entre bois-bumbás e quadrilhas, divididos em duas noites.

Na sexta-feira (19), nove grupos juninos se apresentam ao público, entre eles a Rádio Farol, uma das mais tradicionais e vitoriosas quadrilhas juninas da capital, com 25 anos de história. Para garantir o espetáculo e agitar os visitantes, o grupo intensificou os ensaios nas últimas semanas .

Brincantes intensificam os ensaios antes da apresentação final ao público

“Nos últimos dias a gente não dorme mais direito, pois queremos ver tudo pronto. É roupa, adereço, personagem. O Arraial Municipal, costumo dizer, é o pré-junino de todos os grupos que se apresentam na capital. Vamos levar 16 pares, mesclando apresentações de anos anteriores e um pouco do enredo deste ano”, explica o presidente da Rádio Farol, conhecido como “Rei”.

O Arraial Municipal é um dos principais eventos culturais de Porto Velho e uma oportunidade de prestigiar, em primeira mão, um pouco dos enredos que serão apresentados no circuito junino da capital. A Rádio Farol, por exemplo, apresentará ao público o mundo mágico da Disney, um tema que uniu diferentes gerações dentro do grupo.

“Como muitos aqui, eu comecei na Rádio Farol pela quadrilha mirim e. nesse ano, chego como sacristão. Ensaiamos três vezes por semana e, cada vez mais, mergulhamos no tema e na dança. Um esforço que vale a pena para levarmos o mundo mágico e a fantasia para perto do público”, explica o sacristão do grupo, Skem Kika.

Maisa Santos será a rainha da Girassol na 5ª edição do Arraial Municipal

Para muitos, a paixão pelo ritmo junino transcende fronteiras, como é o caso da brincante Maisa Santos, integrante da Quadrilha Girassol das Três Marias. “Eu sou do Pará e já estou em Porto Velho há 15 anos e são culturas bastante diferentes. Aqui, há diferenças no ritmo, na jogada de braço, além de priorizarem a influência nordestina. Na Girassol estou apenas há um mês, mas já me sinto acolhida”, explica a rainha do grupo.

A Quadrilha Girassol, também conhecida como a Explosão do Norte, tem 19 anos de história e é um dos mais tradicionais grupos juninos de Porto Velho. Esse ano, a Girassol terá como missão encerrar a programação no Mercado Municipal, sendo a última a se apresentar na noite de sábado (20). Os integrantes vão levar ao público o tema “Broadway”, trazendo grandes clássicos musicais para dentro da temática de São João.

“Nos últimos anos tudo evoluiu e a Girassol não ficou atrás dessas aventuras no mundo cultural. E o arraial municipal é o pontapé de tudo isso. Nas últimas semanas, nós ensaiamos todos os dias, das 22h até 1h para atender quem trabalha ou faz faculdade a noite. Só quem ama o São João e quem é quadrilheiro aguenta o cansaço. Para muitos é até uma espécie de terapia vir, ensaiar, socializar e participar desse momento único da nossa cultura popular”, afirma o diretor da Girassol, Allan Veeck.

A 5ª edição do Arraial Municipal de Porto Velho inicia na sexta-feira (19), a partir das 19h. Além das apresentações juninas, a Prefeitura também vai garantir ao público apresentações musicais, como Forró Madeira, Patrícia Morais e Gata Forrozeira.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Quadrilhas juninas da capital falam da rotina de ensaios e enredos para o Arraial Municipal de Porto Velho

17/Mai/2023 - 12:47


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI